#DICAS

SEU FILHO PRECISA DE QUÊ?

...

A infância é uma das fases mais marcante da vida. Isso já sabemos! Ela precisa ser valorizada e respeitada. Também aqui todos concordam! Mas por que temos tantas crianças (e futuros adultos) desajustadas ou com dificuldades de relacionamento?

 

A questão a considerar é:
“sabemos ao certo que elementos são
essenciais para uma boa formação?”

 

Sinto informar que muitas vezes erramos em quesitos simples e básicos para uma educação completa e feliz. Seguem alguns desses elementos:

 

Crianças precisam de afeto

Os laços afetivos devem ser construídos e alimentados diariamente. Pode parecer bobo escrever isso, mas infelizmente existem muitas crianças que não têm pessoas afetuosas ao seu redor. Na verdade não importa se você “acha” que dá amor. Importa como seu filhos se sente. Ele se sente amado, seguro e confiante? Pergunte para ele e ouça com atenção. As crianças sabem pedir o que precisam. Ás vezes querem só mais um tempo junto com seus pais. E não adianta dar desculpas! Todo pai precisa entender que é sua obrigação dar afeto para seu filho… é preciso achar tempo para uma abraço, uma conversa, dar atenção ao que ele fez no dia… Crianças que são envolvidas em muito amor se desenvolvem melhor, aprendem melhor, se socializam melhor e são mais seguras. Amor é tudo!

 

Crianças precisam brincar

Os pais sempre querem o melhor para os filhos e por vezes preenchem demasiadamente a agenda dos pequenos com excessivas atividades. Balé, natação, inglês, e por aí vai. Essas atividades não são ruins em si. Mas, muitas atividades complementares sufocam a criança e geram níveis de ansiedade e de cobrança. Criança precisa brincar mais da metade do dia! Precisa de tempo livre, precisam ficar à toa também. Ela irá se desenvolver plenamente brincando, até aprenderá mais e melhor. Muitas áreas do cérebro são ativadas na brincadeira e trazem mais resultado que aulas e mais aulas…

 

Crianças precisam de natureza

Com tantas opções de jogos eletrônicos, por vezes, a natureza fica esquecida. Antigamente as crianças passavam a tarde explorando jardins, subindo em árvores. É preciso resgatar esse contato com a natureza. Buscar o equilíbrio entre brincar com equipamentos eletrônicos e também garantir momentos da criança com ao ar livre. Se a criança mora em apartamento, busque escolas com amplos bosques. E leve seu filho uma vez por semana ao parque para correr!

 

Crianças precisam de autonomia

Fazer tudo pela criança e entregar tudo na sua mão é um grande engano!! Desde pequena a criança pode e deve fazer pequenos afazeres, que aparentemente são “pequenos”, mas que farão grande diferença na formação dela. Por exemplo, a criança pode pegar os seus pertences, pode se alimentar, se vestir, tomar banho, pode assim fazer escolhas – ela decide como fazer!! Atenção: não adianta passar tarefas mas ficar controlando cada centímetro da execução. Um pouco de liberdade é importante para incentivar a autonomia! 

 

Crianças precisam de bons exemplos

Para criança não vale aquele ditado. “faça o que eu digo e não o que eu faço.” Criança se espelha no que vê. Se o adulto mente, ela achará aquilo normal. Se o adulto grita, ela grita também. Então, a missão de educar bem envolve o ato de ser um bom exemplo. Isso não significa “ser perfeito”, significa que para educar é preciso repensar as próprias ações!!

 

Crianças precisam de limites

Eles são uns fofos e, às vezes, é uma tortura dizer “não” para eles. Porém, acredite, é necessário dizer NÃO. É saudável. As crianças não sabem o que é melhor para elas o tempo todo, por isso temos o importante papel de lhes mostrar o que faz bem e o que faz mal a elas. Limites não são acompanhados de gritos e sim de firmeza. Se você tem certeza de que o comportamento não está correto, pode dizer um NÃO de forma tranquila e firme. Os limites têm que fazem sentido, é preciso haver uma lógica. Também é possível fazer com amor, tendo autoridade e não sendo autoritário.

 

Por Thalita Gomes

(Pedagoga que sonha com um mundo mais leve!)

 

32f3dbf0e9721f62997e8abccc7c3d9a.jpg